Colégio MagnoColégio Magno

  • Link LinkedIn
  • Link Facebook
  • Link Instagram
  • Link Youtube

Aprendizagem online

Na educação Infantil, as crianças das turmas de Mini-maternal transformaram o rodinho em pincel e a borra de café em tinta, para desenvolver as habilidades motoras. As famílias também participaram das muitas das atividades propostas, em lives e vídeos publicados no Classroom: que tal reunir todo mundo na cozinha para preparar uma broa de milho?

Nas turmas de Maternal, as aulas ensinaram e divertiram: pintar com balões, aproveitar a luz do sol para fazer o desenho das sombras ou ainda produzir uma obra de arte usando cascas de ovos foram apenas algumas das atividades pensadas para a criançada. 

Ainda na Educação Infantil, a professora Michelli fez a criançada do Infantil I descobrir os vários sons emitidos a partir de utensílios domésticos. Tampas, panelas, talheres… uma verdadeira orquestra tomou conta da casa inteira. 

É pique, É pique....

Já no Infantil II, o distanciamento social não impediu a professora Sabrina de acolher e celebrar os tão esperados cinco anos, ou como as crianças costumam dizer:“uma mão cheia”, de pelo menos nove de seus alunos. Cada encontro virtual contou com a participação dos colegas, um bolo e ainda uma decoração caprichada, feita pela professora em casa, remetendo a algo que revela um traço da personalidade de cada aluno. Ah, e de presente, as crianças receberam vídeos exclusivos com uma mensagem super especial.

Observando e pintando

Os desenhos de observação são fundamentais no processo de evolução artística das crianças. Por isso, não foi difícil vê-las analisando e buscando inspiração nas obras de artistas como Tarsila do Amaral e Pablo Picasso. As releituras ganharam diferentes formas e cores, graças ao olhar curioso e criativo dos pequenos.

Caixa de Memórias

Com a idéia de registrar e guardar atividades feitas durante a Quarentena, para serem lembradas no futuro, as crianças do Infantil I, Infantil II e 1º Ano  Alfa prepararam diários em forma de caixa de memórias. E nelas cabe tudo: desenhos, pinturas, fotos, frases ditas em família… Uma verdadeira caixa do tempo!

Relatos de viagem

Personagens como o Juca, que na história da professora Leda é descendente do viajante italiano Marco Polo, visitou as crianças durante a aula de Língua Portuguesa, para falar sobre Relatos de Viagem. Elas também aprenderam sobre o assunto em murais virtuais e interativos criados pelas professoras e compartilhados entre as turmas do  Ensino Fundamental.

Colégio Magno

Das Arábias

Falando em viagem, as professoras do 4º ano levaram as crianças e suas famílias para uma viagem pela Arábia. A proposta incluiu a ambientação de quartos e salas de estar para leitura de contos árabes.

Por meio da plataforma digital Árvore de Livros, que disponibiliza uma série de obras literárias virtualmente e está presente nas aulas regulares do Colégio, as famílias foram convidadas a ler clássicos como Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, Simbad, o Marujo e Ali Babá e os Quarenta Ladrões.

Pais e crianças imaginaram suas próprias casas como uma tenda árabe, usando lençóis para criar ambientes e vestimentas que remetiam aos personagens dos livros.

Colégio Magno

Biblioteca Virtual

O incentivo à literatura está ainda na Biblioteca Virtual, um ambiente criado no site da Escola, que reúne histórias contadas pelas professoras da Educação Infantil, um diálogo direto com escritores, ilustradores, artistas gráficos e ainda um extenso acervo selecionado para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, por meio de plataformas on-line. 

Alguns convidados passaram pela biblioteca e bateram um papo conosco, como a escritora Chris Gribel, o ilustrador Orlando Pedroso e a jornalista e ex-aluna do Magno, Renata Monte Alegre, que falou sobre o  My Lockdown Diary. 

O projeto inspirou alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que escreveram e desenharam em seus diários, atividades e sentimentos vivenciados durante o período de isolamento social. 


Colégio Magno

Outros usaram a criatividade para espalhar uma mensagem de esperança em cartazes coloridos, usando a hashtag #VaiFicarTudoBem. E para fazer a mensagem chegar ainda mais longe, as crianças traduziram o conteúdo dos cartazes para o inglês, o italiano e o chinês, línguas faladas nos países mais afetados pela pandemia.  


Você me dá a sua palavra?

Ainda sobre arte, os alunos do 5º ano. produziram a instalação virtual “Você me dá a sua palavra?". A instalação é inspirada no trabalho da artista plástica Elida Tesller e usa pregadores de roupas, com palavras que simbolizam sentimentos, pendurados em um longo fio.

Para mostrar que Artes Plásticas podem ir além de linguagens como pintura, desenho ou modelagem, a professora Mariana Giordani trabalhou com as crianças do 3º ano, o conceito de Arte Efêmera. Os alunos fizeram arte com objetos simples como, tampas, lápis, papéis e conheceram o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz, que tem em suas obras elementos retirados do aterro sanitário do Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Usamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego. Decida se deseja aceitar cookies do nosso site.