Fórum Magno 2021 mobiliza dezenas de alunos de oito escolas brasileiras

  • Link LinkedIn
  • Link Facebook
  • Link Instagram
  • Link Youtube

Nos dias 7 e 8 de agosto, sábado e domingo, dezenas de jovens de Ensino Médio do Colégio Magno e de escolas convidadas se encontraram virtualmente para uma conversa nada trivial: todos participaram de um debate profundo sobre temas de relevância global, como o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) nas questões humanitárias e os efeitos da ocupação militar promovida pelos Estados Unidos no Oriente Médio. Aconteceu o Fórum Magno 2021!

Totalmente organizado e conduzido pelos alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Fórum Magno reproduziu os debates diplomáticos realizados no âmbito da ONU. Foi um exercício de cidadania global, de compreensão dos desafios contemporâneos, de organização de ideias, de argumentação e de construção de consensos. 

Trata-se de uma iniciativa de tamanho poder educativo que hoje acontece em muitos países desenvolvidos.

Os alunos do Magno vêm se preparando para organizar este Fórum desde o início do ano, sob a orientação do professor Luciano Kenji. A edição de 2021 teve como característica central a diversidade. Por isso, foram convidadas instituições de reconhecida qualidade que integram o Programa das Escolas Associadas da UNESCO, como o Colégio Pedro II (RJ), o Colégio Indígena Coroa Vermelha, três Casas Familiares Rurais (Bahia), o projeto social Alpha Lumen e o Colégio Ábaco (SP).

Os debates foram coordenados em dois comitês: AGNU (Assembleia Geral das Nações Unidas), sobre o papel das Nações na questão humanitária de países africanos e do Oriente Médio, e o CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas), que terá como tema os efeitos da ocupação militar dos EUA no Oriente Médio, 20 anos após o ataque de 11 de setembro.

Os debates foram de excelente nível e encantaram quem assistiu. Para o Coordenador Raildo, foi uma excelente oportunidade de crescimento para os alunos, que puderam aprender a defender suas ideias de forma democrática, exercitaram o raciocínio crítico e cresceram como seres humanos responsáveis pela construção de um planeta melhor para todos.

Usamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego. Decida se deseja aceitar cookies do nosso site.