Um grande quintal arborizado no coração de São Paulo, um laboratório a céu aberto, um diversificado complexo para o ensino e a prática da sustentabilidade. Há muitas maneiras de definir o Núcleo Ambiental e, também, de usufruir desse espaço ímpar, onde é possível encontrar dezenas de árvores e plantas, temperos, horta, flores, parreiras, e um sistema hídrico, que inclui uma roda d’água e um pequeno lago.
Trata-se de um local de observação e, sobretudo, de experimentação e criação. Há, por exemplo, um completo ateliê artístico, propositalmente integrado ao verde.
Em suas muitas possibilidades, o Núcleo Ambiental permite o acompanhamento dos ciclos na natureza e a realização de trabalhos sobre sustentabilidade e preservação ambiental e, em breve, contará com o reforço de outro espaço, para práticas sustentáveis. Trata-se do Centro de reciclagem criativa, para o manuseio e reaproveitamento de materiais alternativos.
Não podemos deixar de falar que ele também se revela um rico lugar de convivência entre as crianças e seus pares, que podem desenvolver seu raciocínio, a atenção, a autonomia e expandir suas habilidades motoras.