Alunos do Magno participam do Fórum FAAP 2021

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Assertividade, comunicação, pensamento crítico, persuasão, gestão do tempo. Essas são algumas das habilidades que o mundo está exigindo dos jovens, tanto em seu desenvolvimento profissional quanto pessoal. Oportunidades de debate, troca de opiniões e contato com visões de mundo diferentes são, portanto, essenciais nesse contexto. Por isso, a participação de nossos alunos no Fórum FAAP 2021 foi de extrema importância.

Entre os dias 3 e 7 de setembro, 14 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio estiveram no evento virtual organizado pelo curso de Relações Internacionais da faculdade paulista, que reuniu jovens de diversas instituições de ensino nacionais para simulações dos encontros diplomáticos realizados pela Organização das Nações Unidas. Cada estudante representou um país dentro de diferentes comitês que discutiram relevantes tópicos da geopolítica atual. Nossos alunos estiveram nos seguintes comitês:

Colégio Magno
  • Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), que debateu a queda do multilateralismo no Sistema Internacional;
  • Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), cujo tema foi a Guerra do Iêmen;
  • Programa Espacial das Nações Unidas (PENU), que discutiu a colonização de Marte frente ao esgotamento de recursos de sobrevivência na Terra;
  • Fundo Monetário Internacional (FMI), que abordou medidas de reconstrução da estabilidade financeira na pandemia de Covid-19;
  • Conferência das Partes sobre o Meio Ambiente (COP26), que levantou questões sobre o impacto dos seres humanos sobre o meio ambiente em escala global, levando em consideração as mudanças climáticas;
  • Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cujo tema foram medidas de redução da desigualdade social durante a pandemia de Covid-19;
  • International Atomic Energy Agency (IAEA), comitê inteiramente em inglês que abordou a cobertura da mídia sobre a energia nuclear e sua influência sobre o ciberespaço;
  • Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), que falou sobre o desenvolvimento de cidades sustentáveis em zonas urbanas superpopulosas;
  • Comitê de Comunicação (CCOM), responsável pela cobertura oficial do evento.

Cada aluno teve que estudar a posição diplomática de nações como China, França, Israel, Noruega, Reino Unido, Portugal, Bolívia, Paraguai, Mônaco, Estônia e Suíça sobre os diferentes temas discutidos. Os debates ocorreram assim como na ONU, com listas de discursos, debates moderados e não moderados, moções e questões de dúvida.

Os dias também contaram com conversas com diplomatas e embaixadores e momentos de descontração, incluindo shows de talento, quiz e feiras culturais.

Ao final do evento, a IAEA foi premiada como o melhor comitê de debates de todo o fórum. Nossas alunas integrantes do grupo — Bárbara Deki Meirelles (representando a China) e Diana Ribeiro Blum (representando a Suíça)  — compartilharam esse prêmio com os demais delegados.

O coordenador de Ciências Humanas do Colégio, Raildo Alencar, lembra que atividades como essa reforçam o papel social da educação. "A escola tem um papel maior do que simplesmente formar alunos no ensino básico. [Ela deve formar] alunos que possam intervir na realidade social", ele afirma. O evento também permitiu um salto na aprendizagem de habilidades socioemocionais, de acordo com o coordenador.

Simulações de debates diplomáticos já fazem parte do programa de ensino do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Recentemente, os alunos organizaram e realizaram o Fórum Magno 2021, uma versão interna desse tipo de atividade. Saiba mais aqui.

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